Pensamentos, estórias, ideias e engenharia de software.

Sobre o Blog

Documentos escritos sempre me encataram.

Livros, crônicas, artigos científicos, blog posts e todas as suas derivações tiveram papel importantíssimo em minha formação pessoal e profissional.

Há algo fascinante por trás da produção desses materias.

Um misto de estratégia e poesia: ter que pensar em cada palavra, na ordem em que elas serão dispostas, em como os leitores receberão aquilo que está sendo exposto naquelas páginas...

"I write because I don't know what I think until I read what I say"‌‌ ― Flannery O'Connor

Após anos de escrita estritamente acadêmica, comecei um experimento para tentar transformar meus pensamentos em palavras, através de pequenas anotações pessoais¹.

O experimento se mostrou uma ferramenta poderosa para autoconhecimento e rapidamente se tornou um hábito.

Hoje posso dizer que tenho uma pequena coleção de cadernos que contam as estórias dos diversos "eus" que existiram ao longo de todo esse tempo (e que é bem interessante de ser revisitada de vez em quando).

Um caderno rosa, seguido por dois pequenos cadernos com temática canadense e um caderno branco com capa do Super Mario World.
Cadernos usados como diário (morning journaling) nos últimos anos.

Parte deste espaço (blog) será utilizado, de certo modo, como uma extensão dos pensamentos e ideias que tenho escrito nesses cadernos 🤸🏻‍♂️.

Um diário fotográfico

Além de registros textuais, fotografia também é uma paixão que carrego desde cedo.

Isso fica muito claro quando lembro que meu principal critério para escolha de um modelo de celular (nos anos 2000 e 2010) era a qualidade da câmera que ele tinha. A categoria camera phones era minha preferida 🙆🏻‍♂️.

Screenshot de meu perfil do Instagram. Um grid com nove fotos.
Posts de meu Instagram pessoal.

Surpreendendo um total de 0 pessoas, fotografias serão peça constante e fundamental nos posts deste blog :)

Um pouco de droga, um pouco de salada

O trabalho ocupa ao menos 1/3 de toda nossa vida adulta e eu tive a sorte (ou não) de poder transformar um hobby numa fonte de renda. Fui introduzido ao mundo das drogas da programação no longíquo ano de 2006 e, desde então, convivi com a computação quase que diariamente.

Atualmente, uma das coisas que mais faço, em minha rotina como engenheiro de software, é produzir documentação escrita para registrar decisões técnicas e/ou para compartilhar conhecimento com colegas de trabalho.

Em todos estes anos nesta indústria vital, pude perceber a importância desta prática e como ela pode ser um game changer para empresas de tecnologia.

Além disso, grande parte do conhecimento gerado e consumido na indústria vem de artigos em blogs e discussões em fóruns como o StackOverflow.

Assim, também aproveito este espaço para tentar retribuir, de alguma forma, tudo que aprendi e falar um pouco sobre o que tem ocupado a maior parte do meu tempo nos últimos anos: a Engenharia de Software.

_

Este blog é uma forma de abrir para o mundo aquilo que tenho vivido, escrito e registrado nos últimos anos :)


[1] Em meados dos anos 2010, os gurus da internet chamavam isso de morning pages (um ~rebranding do bom e velho diário, bastante popular nos anos 1990).

Subscribe to Nélson Rangel

Sign up now to get access to the library of members-only issues.
Jamie Larson
Subscribe